Remanejamento frequente compromete desempenho dos profissionais de saúde no Hospital Escola Portugal Ramalho
O SINDPREV, representado pelas diretoras Leopoldina Graça e Olga Chagas, se reuniu com a direção do Hospital Portugal Ramalho (HPR), na manhã da última quinta-feira (13/03), às 10h, para apresentar a pauta dos/as trabalhadores/as. Conforme as inúmeras queixas dos/as servidores/as, os remanejamentos de setores vem ocorrendo rotineiramente para cobrir os desfalques nas escalas de trabalho.
Concurso público, Já!
A justificativa da gestão é que os afastamentos por licença médica, férias e faltas, vem provocando a necessidade de remanejamento dos/as trabalhadores/as para outras setores a fim de garantir a continuidade da assistência ao usuário.
Porém, o Sindicato apontou para a gestão do HPR que o principal fator da carência de pessoal, decorre da ausência de concurso público. O resultado é um grande número de profissionais com vínculo precário e a inexistência do índice de segurança técnica (IST) que é o percentual a ser acrescido ao quantitativo de profissionais para assegurar a cobertura de férias e ausências não previstas.
A diretora Helcimara Gonçalves apresentou um POP de Contingência de Remanejamento Interno da Equipe de Enfermagem com as regras para legitimar os remanejamentos. Entretanto, na avaliação do SINDPREV-AL esse documento precisa ser revisado, reformulado e suprimido algumas questões, uma vez que no seu contexto deixa margem para interpretações equivocadas, podendo prejudicar o/a trabalhador/a, destacando que remanejamento é exceção e não pode ser regra.
Desgaste
Os/as servidores/as se queixam que devido a frequência com que tem ocorrido os remanejamentos, tem gerado um clima de desgaste físico, emocional, além da exaustão e adoecimento de alguns/as trabalhadores/as, principalmente aqueles/as que se posicionam contrário ao ser remanejamento.
Depoimento
Representando a equipe de enfermagem, a servidora Josenilda Tavares foi precisa ao narrar a situação vivenciada pelos auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros, quando na maioria das vezes são surpreendidos com remanejamentos. Para minimizar a situação, a servidora sugeriu o retorno das escalas de 24 horas, que diminuiria consideravelmente o impacto das faltas e licenças.
Aumento
O sindicato propôs a contratação de mais profissionais, já que o governo não tem demostrado nenhum interesse de realizar concurso público. A gestão se comprometeu de apresentar a demanda para SESAU viabilizar o aumento do quantitativo de profissionais de enfermagem para suprir a carência do quadro.
Participantes
A reunião contou com a presença da diretora Geral Helcimara Gonçalves, diretora de educação permanente Derivalda Andrade e da servidora Josineide Tavares.
Ficou agendado para que a próxima reunião aconteça no dia 20/03, às 14h, para discutirmos sobre as alterações do POP.
*Olga Chagas e Leopoldina da Graça (SINDPREV-AL)




























