Governo oferece 9% em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026, incluindo nível auxiliar da Previdência, Saúde e Trabalho
Junto com demais entidades que compõem o Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe), apresentou em janeiro de 2024 uma proposta de reajuste de 34,2%, a ser pago em em três parcelas de 10,34% em 2024, 2025 e 2026.
O diretor do SINDPREV-AL, representando a CNTSS-CUT, José Jobson dos Santos participou, na última terça-feira (21) da 3ª reunião da Mesa Específica e Temporária da carreira da Previdência, Saúde e Trabalho (PST).
Após pressão das entidades sindicais que representam os trabalhadores e trabalhadoras da PST, o Governo recuou na ideia de retirar os servidores do Nível Auxiliar (NA) da proposta salarial, que permaneceu a mesma: reajuste nas remunerações de 9% para janeiro de 2025, e 3,5% para maio de 2026. Este índice, segundo a proposta, será aplicado nas remunerações dos servidores e servidoras ativos (as), aposentados (as) e pensionistas.
Com relação às progressões, foi apresentado um aumento de 1,25% a 2,28%. Instalação de mesas setoriais: Saúde, Datasus, médicos e CPT.
O movimento sindical dos servidores federais considera que a proposta está longe do ideal. Junto com demais entidades que compõem o Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe), apresentou em janeiro de 2024 uma proposta de reajuste de 34,2%, a ser pago em em três parcelas de 10,34% em 2024, 2025 e 2026.
O SINDPREV-AL, CNTSS e demais entidades dos servidores federais vai continuar lutando pela valorização real, com reajuste que contemple o conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras da Saúde e Trabalho.
*Com informações da FENASPS, CONDSEF e CNTSS.

























