10 de outubro de 2023

Reunião do SINDPREV-AL com gestão de Viçosa para cobrar efetivação da pauta de reivindicações apresentada em agosto/2023

Contratação de perito para realizar novos laudos de Insalubridade; Pagamento da Insalubridade que foi suspenso; Comissão do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV); Reajuste salarial; Concurso público e Piso de Enfermagem.

Reunião realizada nesta segunda-feira (9) em Viçosa com representantes da gestão serviu para o SINDPREV-AL, representado pela diretora Olga Chagas para cobrar efetivação da pauta de reivindicações apresentada e discutida em reunião no mês de agosto. Estava prevista a participação do prefeito João Vitor na reunião, mas ele alegou incompatibilidade de agenda.

Nesta pauta constam os seguintes pontos: Contratação de perito para realizar novos laudos de Insalubridade; Pagamento da Insalubridade que tinha sido suspenso pela gestão; Comissão do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV); Reajuste salarial; Concurso público e Piso de Enfermagem.

Infelizmente, de todos os pontos apresentados em agosto, apenas duas pautas foram encaminhadas pela gestão, mas de forma incompleta. O processo para contratação de perito já foi publicado, porém sem nenhuma previsão de quando vai acontecer a contratação dos profissionais.

Quanto aos requerimentos para pagamento da Insalubridade feitos pelos servidores, estão sendo negados pela Procuradoria Geral do Município (PGM), exatamente por não terem laudos técnicos.

Diante dessa situação a representante do Sindicato deixou claro que deverá acionar o Departamento Jurídico do SINDPREV-AL para entrar com ação contra o município por não cumprir o pagamento com laudo já existente, embora o mesmo esteja no valor aquém do que é para receber.

Cobrança por material de trabalho

Mais uma vez os trabalhadores e trabalhadoras cobraram a entrega de materiais e instrumentos de trabalho usados pelos profissionais que atuam na Atenção Básica, como balança digital, notebook e fardamento, dentre outros itens que precisam ser renovados.

PCCV

Quanto a implantação do PCCV é importante destacar que na reunião anterior o Prefeito João Vitor se comprometeu em dar início a organização da comissão do PCCV do município.  Durante a reunião foi organizado a lista com os nomes dos representantes de cada categoria que irão compor esta comissão dos trabalhadores para a discussão do PCCV.

A gestão se comprometeu em apresentar os nomes que farão parte da Comissão.

Reajuste salarial

Também na reunião foi falado sobre o reajuste salarial, como o prefeito estava ausente não tivemos como fazer esse debate.

Na próxima reunião marcada para a primeira quinzena de novembro com data a ser confirmada pela gestão, ficou dos trabalhadores trazerem uma proposta de reajuste e retomar as pautas que não avançaram. Lembrando que na atual gestão não houve nenhum reajuste salarial para os trabalhadores da saúde.

Em geral, a reunião foi bastante exitosa com a gestão sendo representada pela secretária de Saúde, Penha Núbia, Controlador do município, Antônio Márcio, Coordenadora de atenção básica, enfermeira Letícia Amorim e os demais trabalhadores que se fizeram presentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *