14 de setembro de 2020

SINDPREV-AL visita Agências do INSS em Maceió na mobilização por trabalho com segurança sanitária durante a pandemia

Diretores do Sindicato fiscalizam como está a situação nas APS e dialogam com servidores e segurados

Desde o início da manhã desta segunda-feira (14) que os diretores do SINDPREV-AL estão percorrendo as Agências do INSS em Maceió para verificar as condições sanitárias e conscientizar os servidores sobre seus direitos, além de alertar os segurados sobre os riscos de contaminação, caso não sejam seguidos todos os procedimentos de segurança sanitário. Participam da visita o presidente do SINDPREV-Al, Francisco Mata e os diretores Ronaldo Alcântara, Célio dos Santos, Lúcia Maria Santos e Solange Chagas.

Foram visitadas as Agências Tabuleiro (antiga Monte Máquinas), Jatiúca e Álvaro Calheiros (antiga Ary Pitombo).

O Sindicato está fazendo estas visitas para verificar os locais de trabalho e assegurar que o INSS está cumprindo os protocolos mínimos exigidos, seja na atividade meio ou fim.

Defendemos que os trabalhadores devem ter suas condições de trabalho asseguradas. Caso isto não seja respeitado, o servidor pode recorrer ao Direito de Recusa previsto pela OIT – Organização Internacional do Trabalho.

O trabalhador pode se recusar a um trabalho sem proteção. Nossos sindicatos levarão as denúncias ao Ministério Público e à Defensoria Pública para preservar as vidas dos servidores e da população. Criou-se uma discussão sobre greve sanitária. As entidades têm autonomia para fazer o que quiserem. Nossa disposição é fazer uma discussão em conjunto sobre este tema. Não podemos desvalorizar um direito tão precioso. Sem as condições de trabalho, não voltaremos. E o nome não é greve. É Direito de Recusa. Ninguém é obrigado a arriscar sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *