11 de outubro de 2019

Secretário Estadual de Saúde recebe SINDPREV-AL

Reunião bastante proveitosa serviu para que o Sindicato apresentasse vários pontos de pauta ao Secretário

Na última segunda-feira (7) o Secretário Estadual de Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres recebeu diretores do SINDPREV-AL e uma Comissão de servidores do Hospital Ib Gatto Falcão para tratar de uma série de questões.
A reunião teve como pontos de pauta a discussão sobre equiparação da Gratificação de Insalubridade para os ex-servidores do Hospital Ib Gatto; Desconto do Adicional de Insalubridade dos servidores durante as férias e licença médica; Terço de férias; Inauguração do Hospital da Mulher e realização de novos concursos para a Saúde.
Participaram da reunião o novo presidente eleito do SINDPREV-AL, Francisco Mata e os diretores Olga Chagas, Lourivalda Lima, João Cabral e Ivanildo Marques. Uma Comissão de 16 servidores que eram lotados no Hospital Ib Gatto, coordenada pelo servidor Edvaldo de Araújo.

EQUIPARAÇÃO DA INSALUBRIDADE PARA EX-SERVIDORES DO IB GATTO
Iniciando a discussão, Edvaldo de Araújo apresentou informou ao Secretário que os ex servidores do Hospital Ib Gatto que foram relotados em outras unidades recebem um percentual menor da Gratificação da Insalubridade. Os trabalhadores querem a equiparação, conforme prometido quando da mudança de local de trabalho.
O Secretário se comprometeu em resolver a situação, efetuando o pagamento de forma retroativa, mas de maneira escalonada. O SINDPREV-AL deve encaminhar uma lista com os servidores que estão recebendo valores menores de Insalubridade.
O Secretário disse que realizou um ajuste financeiro na SESAU, fazendo cortes na Gratificação Por Função (GPF) dos servidores administrativos da sede.

ADMINISTRAÇÃO DO HOSPITAL DA MULHER E UPA’S
Questionado pelos diretores do SINDPREV-AL sobre como serão administrados o Hospital da Mulher e as novas UPA’S que o Governo pretende inaugurar, o Secretário Alexandre Ayres reafirmou que as administrações das UPAS serão entregues a Organizações Sociais (Oss) e que os servidores serão absorvidos pela gestão. O Secretário informou ainda que em breve irão inaugurar as UPA’s do Jacintinho e Tabuleiro e vai construir outra na Chã da Jaqueira. Quanto ao Hospital da Mulher, será em parceria da SESAU e UNCISAL.

HGE
Alexandre Ayres aproveitou a reunião para dizer que o Hospital Geral do Estado (HGE) está passando por uma reformulação em seu atendimento e também haverá redirecionmento de servidores.
O SINDPREV-AL, mais uma vez, apresentou denúncias da falta de medicamentos e correlatos no HGE e que a Vigilância Sanitária chegou a autuar o Hospital por estar com medicamentos vencidos em seu estoque. O SINDPREV-AL também questionou o Secretário sobre as constantes visitas de equipes de hospitais privados no HGE, a exemplo da recente visita de uma equipe do Hospital Sírio Libanês.
Em resposta, o Secretário disse o HGE foi reabastecido, estando com 70% ou 80% do abastecimento ideal. Ele também afirmou que desconhece autuação da Vigilância Sanitária, reconhecendo a gravidade da denúncia. Quanto as visitas de representantes da iniciativa privada no HGE, ele informou que são ações de apoio ao desenvolvimento institucional do Sistema Único de Saúde (SUS), custeado pelo Governo Federal.

TERÇO DE FÉRIAS
Sobre o não pagamento de terço de férias de alguns servidores, conforme denúncia recebida pelo SINDPREV-AL, o Secretário vai solicitar informações do Departamento de Recursos Humanos da SESAU. Segundo ele, o problema será resolvido e que os servidores eventualmente prejudicados irão receber os valores devidos de forma paulatina.

REUNIÕES MENSAIS
Como a reunião foi propositiva e bastante participativa, por iniciativa do próprio Secretário, ficou acertado que SESAU e SINDPREV-AL devem realizar reuniões mensais e já agendou a próxima reunião para o dia 7 de novembro, às 17 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *