23 de setembro de 2019

DIAS 23 E 24 DE SETEMBRO – APAGÃO NO INSS – A CULPA É DO GOVERNO !

Servidores do INSS em todo o Brasil realizam movimento exigindo concurso público e melhores condições de trabalho

Nos dias 23 e 24 (Segunda e terça-feira) será realizado um movimento nacional de resistência causado pela revolta dos servidores do INSS. Tal iniciativa se impôs diante do caos e do estrangulamento que se anunciam, entre outras razões, frente ao grande número de aposentadorias de servidores que vem sendo requeridas nos últimos meses.
Essa evasão de servidores ocorre de forma acelerada, sem que haja o anúncio de nenhuma medida saneadora do gargalo que está acontecendo em todos os setores do INSS. Além disso, os servidores se levantaram também contra as imposições de metas abusivas por parte da Gestão do INSS, ao impor a análise e conclusão de um número de processos no INSS DIGITAL, sem que sejam oferecidos o mínimo de condições, e sem um suporte adequado dos equipamentos de informática, cuja maioria absoluta, todos nós sabemos, encontram-se completamente ultrapassados e/ou obsoletos. Não há nenhuma perspectiva de realização de CONCURSO PÚBLICO.

 
Por outro lado, esses servidores que chegaram a trabalhar nos fins de semana e em dias de feriado para tentar alcançar as metas propostas, se sentiram lesados pela promessa não cumprida pelo Governo, do pagamento dos bônus pelo esforço dos mais de duzentos mil processos que foram analisados.
Como se isso já não fosse o bastante, ainda descobrimos que o Governo vem usando dois pesos e duas medidas, quando pontua nossas tarefas de análise dos vínculos nos PPP e do nosso trabalho em geral nos processos de aposentadorias, diferentemente com relação à pontuação conferida aos colegas médicos peritos.
Diante disso, o movimento decidiu orientar a realização de uma Operação Padrão nos dias 23 e 24, denominada de INSS OFF-LINE. De forma emergencial e buscando um movimento de resistência, o SINDPREV-AL vem realizando várias reuniões por Local de trabalho, visando fortalecer o movimento INSS OFF-LINE.

ORIENTAÇÃO DO SINDPREV-AL AOS SERVIDORES DO INSS NOS DIAS 23 e 24 de setembro:

1 – Manter a não execução das tarefas do BMOB;
2 – Executar o mínimo de pontos CEAB 54 e CEAP 59;
3 – Realizar Operação Padrão conforme checklist do anexo da PORTARIA Nº 36 /DIRBEN/INSS, DE 30 DE AGOSTO DE 2019;
4 – Para os servidores que aderiram aos programas e não querem se desligar, a orientação é manter a meta mínima de 54 pontos
5 – Realização de reuniões nos locais de trabalho a fim de ampliar a discussão após audiência dia 24.09.2019;
6 – Apagão TOTAL do GET dias 23 e 24/9, (não executar; não movimentar e não concluir tarefas).
Na reunião com o PRESIDENTE DO INSS, nós cobraremos que o órgão deverá:
a – Reconhecer os impactos que os sistemas lentos ou indisponíveis causam na capacidade de produtividade dos servidores. Além disso, deve estabelecer, normatizar e divulgar, critérios claros de propocionalidade das metas nos afastamentos legais.
b – Criar um Comissão para rediscutir o peso de cada tarefa, criando uma pontuação por procedimento (atualização cadastral; por cada atualização de vinculo, por cada enquadramento atividade especial; por reconhecimento de tempo rural; por cada JA processada ou encaminhamento para JA; por cálculos de indenização; inclusão de CTC, etc);
c – Inverter a pontuação do LOAS. Pontuando 1,5 pra quando marcar avaliação social e pericia e 0,2 para conclusão. (Tem Gerência agendando para fevereiro de 2020);
d – Criar um alerta no GET quando o benefício retornar com critica do SUB;
e – Criar um Sistema de Registros de Instabilidade/lentidão dos Sistemas Operacionais, que demonstre a realidade e mensure os chamados abertos e a resolutividade dos mesmos;
f – Definir prazo para aumentar a capacidade dos links nas APS;
g – Criar Comissão para atualizar a IN 77/2015;
h – Que a fila do BNOB seja regional e não nacional, conforme Resolução 691/2019;
i – Que haja a suspensão do ITC e que seja estabelecido período de teste conforme Dec 6943/2008;
j – Definir pontuação para participação em capacitação à distância ou presencial;
l – Definir data para migração do GET para o Sistema dos Peritos Federais (PMF Tarefas). Enquanto isso não ocorrer, os peritos deverão retomar a análise no GET;
m – Pontuar por lançamentos no PRISMA, dos enquadramentos administrativos e por encaminhamento por subperíodos para Analise Pericial;
n – Pontuar por inclusão de processos no E-recursos, por cumprimento de diligências e provimento;
o – Solução dos contratos de manutenção predial, pois temos APS necessitando de reparos;
p – Acabar com remoções para os CEABS, sem o conhecimento prévio do servidor e sem o seu indispensável treinamento!
q – Reconhecer e considerar que tem havido atraso na migração do CADUNICO.

Luta será intensificada em Brasília

Buscando soluções para os problemas do INSS, informamos que nesta segunda-feira (23) serão realizadas reuniões das entidades sindicais em Brasília, para buscar unificar as ações.
Na terça-feira (24), às 10 horas da manhã, haverá uma audiência com o Presidência do INSS, onde iremos tratar dos itens relacionados.
Ainda na terça-feira, às 14 horas participaremos de uma Audiência Pública na Câmara dos Deputados, sobre os reflexos nos servidores e nos serviços que prestamos, de toda essas mudanças aceleradas que estão sendo implementadas no INSS. Tais mudanças no Fluxo de Trabalho, sem o oferecimento das condições adequadas, vem produzindo efeitos preocupantes na saúde dos trabalhadores do INSS.
Sabemos que a completa ‘virtualização’ do atendimento nos órgãos públicos é uma tendência irreversível. No entanto, ainda há em grande parte da sociedade que utiliza nossos serviços, uma dificuldade no uso pleno dos canais remotos. Em se tratando do esclarecimento de dúvidas referentes à vínculos, remuneração e determinadas documentações, entendemos que – por enquanto -, nem tudo pode ser resolvido exclusivamente por telefone ou por e-mail. Nesse sentido, temos notado com preocupação, que muitos segurados estão sendo prejudicados por não terem a possibilidade de ter acesso ao atendimento presencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *