17 de setembro de 2025

Saiba quais foram os deputados federais de Alagoas que votaram a favor da ‘PEC da impunidade’

Uma da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2021, que, na prática livra a cara dos deputados federais e senadores que cometerem qualquer crime, foi aprovada na madrugada desta quarta-feira na Câmara dos Deputados. A proposta aumenta a proteção judicial de deputados e senadores, possibilitando que parlamentares travem a prisão de colegas determinada pela Justiça em votação secreta.

A PEC altera o texto constitucional, não permitindo prisões cautelares por decisão monocrática de ministros do STF e restringindo a prisão em flagrante a crimes inafiançáveis – como racismo, crimes hediondos, tortura, tráfico de drogas, terrorismo e ações de grupos armados contra a ordem constitucional. A proposta também estabelece que, antes de processar parlamentares, o STF deve solicitar autorização à Câmara ou ao Senado, com votação secreta e maioria absoluta. Além disso, cria foro privilegiado para presidentes de partidos.

Grande parte dos deputados federais de alagoanos votou a favor do texto. Votaram SIM: Arthur Lira (PP-AL), Marx Beltrão (PP-AL), Isnaldo Bulhões Jr (MDB-AL), Luciano Amaral (PSD-AL), Del. Fabio Costa (PP-AL) e Rafael Brito (MDB-AL).

Votaram NÃO: Paulão (PT-AL) e Daniel Barbosa (PP-AL). Alfredo Gaspar (União-AL) não votou.

Fontes: Mídia Caeté, Uol,G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *