7 de junho de 2024

Representante do SINDPREV-AL participa de reunião ordinária do Conselho Estadual de Saúde

Valda Lima, representante do SINDPREV-AL no Conselho Estadual de Saúde (CES) participou da 245ª Reunião Ordinária, que teve como pauta: TFD (Tratamento Fora de Domicílio), Regulação e Nefrologia.

Presente à reunião, o defensor público Lucas Valença relatou para os conselheiros e conselheiras o trabalho que foi desempenhado até agora sobre esses três temas cruciais para a saúde pública dos que precisam. A convite da Defendoria o CES faz parte desse grupo com o presidente José Wilton, o vice presidente Alex João, as conselheiras Valda Lima Alves e Viviane Santana e os conselheiros Chico Lima e Mauricio Sarmento.

O defensor relatou que esses serviços tanto a nível estadual como nos municípios apresentam muitas falhas. Disse também que as discussões no grupo já fizeram com que algumas dessas falhas fossem corrigidas, mas o maior problema relatado é na Regulação dos leitos e na assistência.
A paciente renal e transplantada Leidjane Ferreira relatou que espera por Regulação há várias semanas, mesmo com um quadro preocupante, já que vem apresentando deficiência renal e pode ter que passar por um novo transplante.

O defensor informou que no próximo dia 14 próximo haverá uma nova reunião na DPAL para discutir situações recorrentes na Regulação e uma delas é essa demora no atendimento.

Hospital Escola Dr. Helvio Auto

Na reunião do Conselho também foi feita uma apresentação por parte das representantes do Hospital Escola Helvio Auto, Lygia Antas, coordenadora do serviço de assistência especializada e Jéssica Nazário, coordenadora do pronto atendimento os serviços ofertados pelo HEHA e as demandas.
A conselheira Valda Lima Alves sugeriu que a pauta voltasse ao pleno mais ampliada com a participação da SESAU e dos usuários dos serviços. O que foi aprovado.

*Com informações da ASCOM-CES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *