21 de novembro de 2023

SINDPREV presente nas comemorações do Dia da Consciência Negra, na Serra da Barriga

As celebrações do dia 20 de novembro na Serra da Barriga é a manutenção da memória e parte fundamental da luta antirracista no país.

Após quatro anos, foram retomadas na segunda-feira (20) as festividades do Dia da Consciência Negra na Serra da Barriga, em Alagoas, no Parque Memorial do Quilombo dos Palmares. O local foi sede do quilombo que teve Zumbi como último líder. A data estabelecida para celebrar a luta contra o racismo no Brasil é o dia da morte da liderança quilombola.

O SINDPREV-AL esteve presente representados pelos diretores Valda Lima e Manasses Santana, apoiados pelo funcionário do Sindicato, Aloísio. No local, os dirigentes ficaram maravilhados pela representação da ancestralidade e toda a carga emocional que o Quilombo Zumbi dos Palmares representa. Eles também encontraram o mestre de capoeira Leto e a companheira do Ministério da Saúde, Valdice Gomes, coordenadora do Vamos Subir a Serra e ex-dirigente do SINDPREV.

As celebrações do dia 20 de novembro na Serra da Barriga é a manutenção da memória e parte fundamental da luta antirracista no país.

A festa é importante nesse momento, porque tivemos quatro anos de profunda negação e desqualificação da luta das pessoas negras no Brasil contra o racismo durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A retomada da Serra é um momento muito especial, mas também é um momento de, mais uma vez reivindicar políticas públicas de enfrentamento à desigualdade étnico-racial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *