9 de agosto de 2022

SINDPREV-AL participa de reunião com servidores e diretores do Hemoal para tratar de plantões e diárias

Gestão se comprometeu em regulamentar uma série de medidas para melhorar o trabalho no órgão

Em reunião realizada na última quinta-feira (4) com a direção do Hemoal e servidores do órgão, o SINDPREV-AL levantou uma série de reivindicações dos trabalhadores sobre alimentação dos plantonistas, pagamento de diárias e regulamentação da carga horária tanto dos plantonistas como dos diaristas. Pela direção estadual do SINDPREV-AL participaram os diretores: Olga Chagas (Comunicação) e Célio dos Santos (Jurídico).

A direção acatou boa parte das reivindicações, estabelecendo os seguintes pontos:

  1. Alimentação para os plantonistas diurnos e noturnos que não vão laborar no novo HEMOAL do complexo hospitalar, localizado na parte alta de Maceió.
  2. Pagamento de diária ou folga (conforme negociação entre trabalhador e gestão) para o servidor que fizer coleta fora da região metropolitana.
  3. Quem faz plantão de 12 horas, trabalha nos finais de semana e feriados. O diarista que por ventura trabalhar nos finais de semana terá compensação de carga horária ou folga.
  4. É permitido a troca de até 5 plantões de 12 horas.
  5. Regularizar a escala de plantão de 12h, Diarista 8h e 6h.

O SINDPREV-AL seguirá vigilante ao cumprimento dos acordos, bem como à disposição da categoria para toda e qualquer nova reivindicação.

Veja a seguir relatório completo da reunião:

Os diretores do SINDPREV-AL Célio Santos (diretor jurídico) e Olga Chagas (diretora de comunicação) participaram de uma importante reunião com os servidores do Hemoal e a gestão,  representada por  Verônica Guedes (Gerente), Eliane Vieira (Gestão de Pessoa) e Ronaldo Pedro (Supervisor administrativo).

A reunião ocorreu na tarde de quinta feira (04/08/2022) às 14:00 no auditório do Hemoal num clima bastante proativo em que várias pautas foram discutidas:

  • Alimentação para os servidores plantonistas;
  • Pagamentos de diárias para coletas externas;
  • Regulamentação de carga horária plantonista ou diarista?

Como trabalham os plantonistas no HEMOAL?

  1. Plantão de 12h sem direito ao almoço (acordo feito entre a direção e os servidores durante a pandemia) sendo liberado o almoço só nos finais de semanas e feriados;

2- Coletas externas sem receber ajuda de custo por deslocamento e nem folga,   apesar de trabalharem algumas vezes  12 horas nas coletas externas (fora da região metropolitana)

3.Trabalham como plantonistas, mas são tratados como diaristas, a escala não está regulamentada .

A direção do HEMOAL informou que há uma previsão para o dia 20/08/2022 a 30/09/2022 a remoção de boa parte dos servidores para o novo complexo do Hemoal que funcionará na parte alta de Maceió no Hospital Metropolitano e que por conseguinte a  alimentação para os plantonistas será resolvida. Justificou que o atual prédio do Hemoal não tem espaço adequado para oferecer almoço ao efetivo por ser muito grande.

Célio Santos, esclareceu as dúvidas dos participantes quanto a organização das escalas, as diárias e folgas para quem faz trabalho externo, Plano de Cargos e Carreiras,  insalubridade e o piso da enfermagem. Reiterou a defesa dos direitos trabalhistas, principalmente pela ameaça da desoneração de folha e a desvalorização da enfermagem  aspirada pela iniciativa privada com a efetivação do piso de enfermagem.

Olga Chagas cobrou da gestão que uma vez que haverá uma diminuição do quadro dos servidores do prédio atual, a alimentação seja restabelecida para os que vão permanecer. Pois nenhum trabalhador pode ficar numa jornada de 12 horas de plantão sem direito a refeição.

Após alguns questionamentos feitos pelos participantes e dado os esclarecimentos necessários, foi acordado pelos presentes os seguintes encaminhamentos:

  1. Alimentação para os plantonistas diurnos e noturnos que não vão laborar no novo HEMOAL do complexo hospitalar, localizado na parte alta de Maceió.
  2. Pagamento de diária ou folga (conforme negociação entre trabalhador e gestão) para o servidor que fizer coleta fora da região metropolitana.
  3. Quem faz plantão de 12 horas, trabalha nos finais de semana e feriados. O diarista que por ventura trabalhar nos finais de semana terá compensação de carga horária ou folga.
  4. É permitido a troca de até 5 plantões de 12 horas.
  5. Regularizar a escala de plantão de 12h, Diarista 8h e 6h.

Por fim, foi dado alguns informes pelo supervisor administrativo Ronaldo e gestão de pessoas  Eliane sobre a aquisição de EPIs para garantir a proteção e segurança dos servidores e mudança no fornecimento de quentinhas

O SINDPREV-AL foi convidado pela gestão para visitar as novas instalações do HEMOAL no hospital metropolitano.

Na nossa avaliação a reunião foi bastante propositiva e participativa, uma vez que foram firmados acordos que contemplam as demandas apresentadas. Seguiremos acompanhando a efetivação das pautas e nos colocando a disposição dos trabalhadores na defesa intransigente dos direitos trabalhistas.

SINDPREV -AL

Unidade, resistência e luta!

Não fique só, fique sócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *