22 de junho de 2022

SINDPREV-AL participa da 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental

A 5ª CESM se encerra nesta quarta-feira (22), com a plenária final, coordenada pelo conselheiro estadual Gerônimo Ferreira, onde serão eleitos os 36 delegados que participarão da etapa nacional

O SINDPREV-AL, através da diretora Lourivalda Lima, a Valda, que também é integrante do Conselho Estadual de Saúde (CES) participa da 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental (CESM) José Félix Vilanova. O evento reune delegados eleitos nas Conferências Regionais e Municipais, realizadas durante este ano. O tema da V CESM é “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. O evento é realizado por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Conselho Estadual de Saúde de Alagoas (CES/AL) e, além de discutir propostas que reforçam e defendem a luta antimanicomial no Brasil, elegerá delegados que representarão Alagoas na 5ª Conferência Nacional em Brasília, em novembro próximo.

O tema central da Conferência está dividido em quatro eixos, que abordarão o Cuidado em Liberdade, como Garantia de Direito à Cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; e no último serão abordados   Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

 

A 5ª CESM se encerra nesta quarta-feira (22), com a plenária final, coordenada pelo conselheiro estadual Gerônimo Ferreira, onde serão eleitos os 36 delegados que participarão da etapa nacional, como também serão apreciadas propostas e moções que estarão no debate da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, V CNSM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *