5 de agosto de 2020

SINDPREV-AL reúne servidores do Hemoal para averiguar denúncia de uso político na escala de trabalho

Durante a reunião, o Sindicato teve que reafirmar os princípios da liberdade sindical e que estará presente na base, todas as vezes que forem necessárias

Atendendo solicitação dos seus associados, o SINDPREV-AL, através dos diretores Ivanildo Marques, Leonardo da Graça e Olga Chagas estiveram no dia 30 de julho realizando uma reunião no Hemoal para tratar de uma denúncia de possível uso político na escala de plantão para coleta de sangue, que também sacrificaria os finais de semana e feriados dos trabalhadores.
Durante a reunião o SINDPREV-AL foi surpreendido pela atitude rude do Supervisor Administrativo-Financeiro, Ronaldo Pedro Lima interpelando os sindicalistas sobre uma suposta necessidade de autorização para a realização da atividade com os associados do Sindicato.
Diante da situação, o diretor Jurídico do Sindicato, Ivanildo Marques teve que lembrar ao Supervisor que a liberdade sindical é um dos princípios fundamentais do direito internacional do trabalho e que o SINDPREV-AL não precisa de autorização dos gestores para se reunir com sua base sindical. Ivanildo deixou bem claro que o SINDPREV-AL irá dialogar com seus associados quantas vezes for necessário.

LEIA O RELATÓRIO COMPLETO:

O SINDPREV foi procurado por alguns trabalhadores do HEMOAL para atuar numa denúncia sobre uma nova escala de trabalho exclusiva para o setor de coleta de sangue. Segundo os trabalhadores , o HEMOAL para atender aos interesses impostos de um político aliado do governo do Estado, resolveu fazer uma escala de trabalho que além de sacrificar os finais de semanas, também trabalharão nos feriados. Ao serem surpreendidos com a publicação da nova escala, os mesmos se mobilizaram e fizeram um abaixo-assinado contra a forma como foi conduzida essa decisão. Foi agendado uma reunião pela manhã para ouvir os trabalhadores no seu local de trabalho e enviado oficio à gestão para uma reunião à tarde na sede do HEMOAL.
Atendendo a solicitação dos trabalhadores do HEMOAL, no dia 30/07/2020, às 10:00, o SINDPREV-AL, representado pelos diretores Ivan Marques, Leonardo da Graça e Olga Chagas se reuniu com os mesmos para ouvir seus pleitos e dar as devidas orientações sobre as dúvidas e da nova escala, esclarecendo o que caracterizava hora extra e plantão extra, quais os equívocos encontrados na escala e o que poderia ser apresentado como propostas para ajustar alguns itens da escala, para não haver nenhum prejuízo de folgas, garantindo também os rodízios dos finais de semanas e feriados. A reunião ocorreu no pátio do HEMOAL e foi mantido o protocolo de distanciamento social e com todos os cuidados de segurança. Para surpresa de todos os participantes, fomos surpreendidos pelo Supervisor Administrativo Financeiro do Hemoal, o Sr. Ronaldo Pedro Lima, que se dirigiu aos diretores do sindicato de forma incisiva e questionou qual a razão da reunião e quem tinha autorizado a mesma, afirmando que não podíamos nos reunir com os trabalhadores sem a prévia comunicação e autorização da direção. Por sua vez, o diretor jurídico, Ivan Marques esclareceu ao diretor que o sindicato não precisa de autorização para se reunir com sua base e demais trabalhadores. Deixando claro que tantas vezes o SINDPREV-AL precise dialogar, informar, esclarecer sobre qualquer pauta, aos trabalhadores, será feito nos locais de trabalho, sem prejuízo algum para o atendimento ao público, uma vez que os servidores da saúde, não dispõem de tempo suficiente para participarem de reuniões e assembleias fora dos seus serviços.
Superado esse momento desconfortável, prosseguimos aos esclarecimentos com os servidores e nos comprometemos de apresentar o abaixo-assinado, bem como repassar todas as pautas propostas para direção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *