14 de julho de 2020

Vídeo exclusivo: SINDPREV participa de inspeção do MPT/AL na Maternidade Santa Mônica – combate ao Covid 19

Confira na ítegra como foi a inspeção do Ministério Público do Trabalho (MPT/AL) na Maternidade Santa Mônica

Segundo a Promotoria, a Maternidade Santa Mônica apresentou situação preocupante. A equipe de fiscalização constatou que o plano de contingência da maternidade contra a Covid-19, na prática, não funciona. Durante a diligência, a equipe verificou que não existe uma comissão para enfrentamento do novo coronavírus, há equipamentos de proteção individual (EPIs) que não são efetivamente disponibilizados aos trabalhadores e nenhum funcionário abordado havia lido, recebido ou conhecia o referido plano de contingência. A maternidade também não comprovou se os treinamentos para atuação dos profissionais diante da Covid-19 foram realizados de forma adequada.

Especificamente sobre a utilização de EPIs, foi verificado que as máscaras N95 apresentadas são fabricadas na China e não possuem formato anatômico. O acondicionamento para reutilização das referidas máscaras também é feito de forma irregular.

Além de não haver testagem preventiva para profissionais de saúde, a instituição não oferece apoio psicológico durante a pandemia.

O procurador do MPT Tiago Cavalcanti, que conduziu a fiscalização, enfatizou que “a estrutura predial da maternidade está em condições precárias, especialmente os alojamentos e a área da UTI pediátrica, onde há aparentes infiltrações e goteiras”. Esclareceu ainda que, “em tempos normais, sem pandemia, certamente alguns setores deveriam ser interditados”.

De acordo com informações colhidas na diligência, aproximadamente 170 profissionais de saúde da Maternidade Santa Mônica foram afastados por suspeita e/ou confirmação de Covid-19. Atualmente, há cerca de 1.150 trabalhadores da saúde no quadro do hospital, dentre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Fonte: MPT/AL

Assista ao vídeo:

 

FOTOS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *