15 de maio de 2020

Em tempos de pandemia, dia do profissional assistente social marca agenda de valorização da categoria

Em Alagoas, as ações organizadas pelo Conselho Regional de Serviço Social – CRESS Alagoas trazem uma série de debates e publicações de materiais para a categoria em tempos de pandemia, refletindo o papel e a importância do Serviço Social no atual contexto que vive o país.

“Trabalhamos em vários espaços, sempre com a população. Serviço Social: conheça e valorize essa profissão”, é com esse tema que o Dia Da/o Assistente Social é marcado no ano de 2020. Comemorado hoje, dia 15 de maio, o debate de valorização e reconhecimento do profissional do Serviço Social é protagonizado pelas ações em todo o país a partir dos Conselhos Regionais e Federal de Serviço Social (CRESS e CFESS).

Em Alagoas, as ações organizadas pelo Conselho Regional de Serviço Social – CRESS Alagoas trazem uma série de debates e publicações de materiais para a categoria em tempos de pandemia, refletindo o papel e a importância do Serviço Social no atual contexto que vive o país.

No manifesto publicado pelo CRESS Alagoas em valorização ao trabalho da/o assistente social, o Conselho destaca que “em tempos de calamidade pública, o Serviço Social tem papel de destaque na linha de frente das ações que possam diminuir o impacto da pandemia na vida da população, em especial das que estão em situação de vulnerabilidade social”, afirma trecho do material.

É nesse contexto que se posiciona a comemoração do 15 de maio em 2020. De acordo com Marciângela Gonçalves, conselheira presidenta do CRESS Alagoas, as consequências do cenário de pandemia é refletido diretamente nas condições de vida da população mais pobre, população com a qual os e as profissionais assistentes sociais desenvolvem seu trabalho cotidiano.

“Nossa categoria atua em espaços estratégicos nesse momento. Os equipamentos sociais, a exemplo dos Centros de Referência de Assistência Social, os CRAS, devem contribuir significativamente para favorecer o acesso aos serviços socioassistenciais e prestar informação qualificada à população nesse contexto”, comentou Marciângela.

Ainda de acordo com a presidenta do Conselho, a atuação do e da profissional do Serviço Social possibilita a efetividade de ações essenciais para a manutenção da vida da população mais pobre. “As diversas estratégias interventivas que reduzem os impactos da política econômica e crise sanitária que estamos vivendo, contribuem diretamente para que a população tenha acesso aos serviços de saúde, assistência e previdência social, fundamentais para a sobrevivência de inúmeros sujeitos em seus territórios”, explicou.

“Sempre estivemos na luta e construção de uma sociedade mais justa e igualitária e não podemos, nesse momento, recuar das nossas defesas e das nossas funções”, concluiu Gonçalves.

Ações em Alagoas

A agenda pela passagem do Dia Da/o Assistente Social em Alagoas é marcada por uma série de atividades promovidas pelo CRESS junto à categoria. As ações que acontecem desde o início do mês contemplam uma diversidade de debates transmitidos online, publicação de materiais orientativos aos profissionais, além do acompanhamento e fiscalização das condições de trabalho dos e das assistentes sociais nesse período.

As atividades que dialogam sobre o exercício profissional do e da assistente social com o atual momento de crise sanitária que vive o país, devem ocorrer durante todo o mês, mobilizando, mesmo que através das ações online, orientando e aprofundando as reflexões com os profissionais no estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *