10 de maio de 2019

SINDPREV-AL participa de reunião com a direção do INSS em Alagoas

Reforma do prédio do INSS, aposentadorias de servidores sem reposição por concurso, transferência da APS Ary Pitombo e muitos outros assuntos na pauta da reunião

Em reunião realizada na quarta-feira (8) entre a direção do INSS em Alagoas e direção do SINDPREV-AL foram discutidos diversos assuntos de interesse da categoria. Pelo SINDPREV-AL estiveram presentes as/os diretores/as: Alessandra Buarque, George Rolim, Ronaldo Alcântara e Lúcia Maria Santos.

A direção do INSS foi questionada pelos representantes do SINDPREV-AL sobre a existência de um plano de contingência da gerência do INSS para a situação atual da demanda x redução da capacidade de atendimento com as aposentadorias dos servidores. Na reunião, o INSS informou que ainda não houve necessidade desse Plano. Os servidores não estão sobrecarregados porque a gerência em Maceió ainda está conseguindo manter a meta prevista porque o sistema calcula a capacidade de atendimento da demanda expurgando as aposentadorias dos servidores.
A Central de Análise de processos está em funcionamento com fila virtual de pedidos. Avaliamos que um pedido do segurado já entra na fila virtual com, em média, 120 dias de espera. Estão sendo trabalhados pedidos de dezembro/18 e janeiro/19.

Veja relatório da reunião abaixo:

Informes da reunião realizada com o SINDPREV e gerência do INSS em Maceió, em 08.05.19.

1. Na gerência em Alagoas, um total de mais 63 servidores foram aposentados no período de janeiro a maio/2019. Previsão de mais 200 aposentadorias até o fim do ano.

2. Processo de reforma do edifício sede do INSS em fase de licitação, marcada para 14.05.19. Valor de $ 610.000,00

3. A APS Ary Pitombo será transferida de endereço para a Rua do Sol no Centro de Maceió, no imóvel de um antigo estacionamento perto do Banco Safra. A empresa que irá locar o imóvel fará a construção da APS nos moldes do projeto do Inss. Após a entrega do imóvel edificado será feito o contrato de locação a cargo do INSS.

4. O Ministério da Economia determinou que o INSS apresente, até 2021, imóvel equipado para funcionamento das atividades exclusivas dos peritos federais. Os antigos peritos do INSS, hoje peritos federais, passaram a ser vinculados ao Ministério da Economia e não mais ao INSS. Inclusive, o Inss irá ceder servidores administrativos para assessorar os peritos federais neste novo cenário. A gerência em Maceió está trabalhando para localizar e apresentar este imóvel equipado para funcionamento dessas atividades dos peritos federais.

5. Todos os imóveis de propriedade do Inss serão transferidos para a administração da SPU Secretaria de Patrimonio da União.

6. Servidores do Ministerio da Saúde em Maceió irão ocupar o primeiro andar do predio sede do Inss com rateio de despesas e inclusive com a proposta dos servidores do INSS passarem a ser atendidos pelo SIASS do MS.

7. Funcionários da Infraero.
Foram entrevistados pelo INSS em Maceió, 47 funcionários da INFRAERO, com toda documentação já enviada à Superintendência Regional do INSS em Recife para decisão. Profissionais de nível médio e superior. Inicialmente, a previsão é que atuem na linha meio da Gerência. Poderão atuar também na digitalização de documentos.

8. Bônus de produtividade.
Governo informou que está negociando orçamento para a implantação do bônus. Projeto de Lei em tramitação no Congresso. Governo estuda abrir nova opção aos servidores.

9. Teletrabalho. Nenhuma novidade sobre sua implantação no INSS.

10. Com a extinção da Diretoria de Saúde do Trabalhador DIRSAT, na nova estrutura do INSS, ainda não se tem definição sobre as orientações de atuação da Reabilitação Profissional e Serviço Social do INSS.

11. Licença prêmio. Portaria da Gerência do INSS em Maceió definiu sobre o usufruto dos períodos devidos aos servidores. Apenas serão liberados os usufrutos de longos períodos aos servidores que se manifestarem pela aposentadoria.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *