3 de maio de 2019

Cícero Lourenço é homenageado por movimentos de luta pela terra em Alagoas

Lourenço é reconhecido como um dos grandes aliados dos movimentos sociais pela terra no Estado

O diretor do SINDPREV-AL, Cícero Loureço da Silva foi homenageado nesta quinta-feira (2) com o prêmio ‘Amigos da Reforma Agrária’. Lourenço sempre foi um entusiasta da luta no campo, onde os trabalhadores têm o direito a um pedaço de terra para produzir alimentos.

A homenagem aconteceu durante a Feira Agrária, que acontece na Praça da Faculdade em Maceió.

Saiba mais sobre a luta pela terra em Alagoas e no Brasil:

A luta pela terra e por Reforma Agrária no Brasil, ao longo de cinco séculos, tem sido marcada por muita luta e resistência, que se intensificou nos últimos anos. Há, de um lado, milhares de famílias Sem Terra que almejam conquistar um pedaço de chão para a sua sobrevivência. De outro, existe o latifúndio, defendendo sua posse a todo custo e impedindo o cumprimento da Constituição de 1988. Com isso, o campo brasileiro se tornou palco de conflitos quase que cotidianos. Essa situação acontece somente por conta do modelo que controla a agricultura, baseado na grande propriedade, com utilização de pouca força de trabalho, com a mecanização intensa voltada à produção de monoculturas de alguns produtos para a exportação.

O resultado disso é uma imensa concentração de terras e de renda, excluindo os camponeses de suas terras e provocando o aumento da pobreza no campo. Além disso, cria o êxodo rural, tornando ainda mais complicada a vida nos territórios urbanos – desprovidos de infraestrutura para receber essas populações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *