26 de abril de 2019

INSS precisa contratar mais de 13 mil novos funcionários para dar conta das demandas

Ministério Público Federal (MPF) solicitou ao governo a realização urgente de novo concurso público para o preenchimento das vagas

O Ministério Público Federal recomendou que o governo faça com urgência um concurso público para o INSS, diante da falta de funcionários. Além das atribuições normais do INSS, como concessão de aposentadorias e pensões, o governo deu uma importante missão ao órgão neste ano: fazer um pente-fino contra fraudes. Pela estimativa do órgão, seria necessário contratar 13 mil funcionários neste ano.

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem cerca de 35 mil funcionários, mas em torno de 12 mil já podem pedir aposentadoria.

Estima-se que haja cerca de 3 milhões de processos à espera de avaliação do INSS no país. Para suprir essa demanda, o órgão diz requerer mais servidores.

Agências do INSS estão fechando

O INSS passa por um quadro deficitário extremamente gravoso. Há agências fechando em diversos estados, várias com poucos funcionários, muitos servidores prestes a se aposentar e os que sobram estão superatarefados.

No Brasil, são cerca de 1.700 agências. Há pelo menos uma centena em processo de fechamento por falta de quadro e condições de atendimento. O principal problema é a falta de funcionários.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *